SÓ O SENHOR É DEUS!

Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

A mão de Deus

A mão de Deus
Aconteceu em Portugual.

segunda-feira, 31 de março de 2014

ENQUANTO PROFESSORES LUTAM POR MELHORIAS, OBRAS SÃO PARALISADAS SEM EXPLICAÇÃO.

Todos estamos acompanhando a queda de braço entre governo e movimento sindical dos profissionais da Educação. De um lado o governo fala uma coisa mas na prática é outra, pois ao mesmo tempo em que diz estar disposto ao diálogo, aciona a justiça que prontamente concede favorável e determina a ilegalidade da greve, e de outro os professores, uma das classes menos favorecidas em nosso país, não pela falta de importância, pelo contrário, por ser muito importante e contribuir diretamente para a mudança de pensamento da sociedade. Enfim, o fato é que de acordo com as professoras Gilda e Jania Gomes, acontecerá amanhã, apenas a título de informação, uma reunião e daí sairá uma decisão, se voltam as aulas ou não, mas não como está querendo o governo, "jogando a população contra a classe com anúncios de pressão", de acordo com as mesmas. 
Pois bem, esse foi apenas um gancho para a nossa reportagem de hoje, o abandono de obras de suma importância para o desenvolvimento da Educação em nossa região.
OBRA DA ESCOLA PARALISADA.
O que nos traz mais uma vez a retratar assuntos de extrema importância para a comunidade, foi um pedido de um defensor da Educação de qualidade, em nosso município, é claro, mais um anônimo que quer que falemos sobre um assunto que já esteve na boca do povo, sumiu por um tempo e que agora volta com toda força com o "descaso do governo perante a Educação" (palavras do mesmo), que é o abandono da obra da Escola Profissionalizante no setor Buritizinho a muito tempo.
Em meados do ano passado, com todo esplendor e esperança, foi feito lançamento da pedra fundamental da futura Escola Padrão de Ensino Profissionalizante em nosso município, inclusive com o secretário da Educação na época presente, o Senhor Danilo, hoje com o cargo a disposição, aparentemente para concorrer as próximas eleições, mas isso não é oficial. Bom, com a mesma pomposidade do lançamento foi dado inicio as obras da escola, escola essa que será, se ficar pronta, se não se tornar mais um barramento do rio Arraias, de fundamental importância para a juventude em nossa região, visto que todo o Sudeste do Tocantins e o Norte de Goiás, se beneficiaram dos cursos que aqui serão oferecidos, cursos esses que poderão alavancar, inclusive a nossa economia, com a criação de vários empregos diretos e indiretos, além das oportunidades que a nossa comunidade ainda não teve, visto que nem todos conseguem ir para a universidade, logo um curso técnico para começar, cairia muito bem. Cairá, se as obras forem concluídas.
Parada a mais de 6 meses, a construção da Escola Padrão de Ensino Profissionalizante, foi interrompida, segundo nossas fontes, "por um erro de cálculo no projeto, pois quando a planilha foi elaborada faltou a inclusão da fundação", informação repassada pela empresa, como se a mesma fosse fazer uma obra flutuante, enfim, o fato é que a obra está parada e ainda de acordo com nossas fontes não há previsão de retorno. Contudo, ao investigarmos o porque do abandono da obra, descobrimos que a empresa já poderia estar retornando ao campo de obras, visto que saiu no Diário Oficial do Estado do Tocantins, a seguinte publicação:
EXTRATO DO PRIMEIRO TERMO ADITIVO

CONTRATO Nº: 287/2012PROCESSO Nº: 2011/2700/003225.CONTRATANTE: Secretaria de Estado da Educação e Cultura.CONTRATADA: Rodes Engenharia e Transportes Ltda.OBJETO: O Presente Termo aditivo tem por finalidade aditivar o valor do instrumento do contrato nº 287/2012, que tem como objeto a construção de Escola Padrão de Ensino Profissionalizante, a ser localizada no município de Arraias - TO.VALOR ADITIVADO: R$ 448.562,35(quatrocentos e quarenta e oito mil quinhentos e sessenta e dois reais e trinta e cinco centavos)DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Programa nº 1026, Elemento de Despesa 4.4.90.51, fonte 0214.DATA DA ASSINATURA: 20 dias do mês de fevereiro de 2014.SIGNATÁRIOS: ADRIANA DA COSTA PEREIRA AGUIAR - Secretária de Estado da Educação e CulturaRONALDO IMAY - Sócio Administrador da Rodes Engenharia e Transportes Ltda.

Esta é a publicação de um termo aditivo nos valores citados acima para que a obra volte a ser executada, mas por enquanto não estamos vendo nenhuma movimentação por parte da Rodes Engenharia e Transportes Ltda, a não ser nas obras da biblioteca na Universidade Federal do Tocantins, obra que a empresa também é responsável, mas que não tem nada a ver com a obra da escola. Pois bem, em busca de respostas, ligamos para a Rodes Engenharia que nos atendeu prontamente e ficou de nos retornar para prestar-nos esclarecimentos a respeito das obras, mas até o momento da publicação não tínhamos recebido nenhum retorno, isso porque nosso contato foi na sexta feira a tarde. Da mesma forma, entramos em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado que nos atendeu e nos transferiu para a Assessoria de Imprensa, onde tivemos contato com uma moça muito educada e disposta a buscar as respostas, mas até a edição dessa reportagem não tínhamos recebido nenhum contato, mesmo esse tendo sido feito também nas sexta.
O fato é que Arraias tem sofrido com obras inacabadas que trazem esperança ao nosso povo tão sofrido e depois se tornam apenas lembranças em nossas mentes, com e o caso do Barramento do rio Arraias e de outras que ainda iremos dedicar reportagem especial para mencioná-las, isso sem querer defender ou atacar ninguém, nenhum governo, mas apenas procurando respostas para os nossos anseios. Gostaria de deixar o Blog Arrais em Pauta a disposição para quem quiser se manifestar a respeito do retorno das obras, pois a nossa missão é a de apenas buscar manter a população informada sobre os processos pelos quais estamos sendo inseridos, o restante cabe aos administradores darem suas respostas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, contribua de forma positiva com nosso blog, comentando os assuntos que você está lendo, pois será assim que vamos conseguir mobilizar-nos em busca de resultados, não para eu, mas para nós, ainda que de forma anônimo estará contribuindo com a nossa sociedade.