sábado, 22 de março de 2014

PACIENTES COM DOENÇAS RARAS TERÃO ACOMPANAMENTO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS.

 De acordo com o Ministério da Saúde, "a medida integra a política de atenção às doenças raras implementada pelo Ministério da Saúde e foi anunciada pelo ministro Arthur Chioro a especialistas como mais uma ação para estruturar a rede de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)".
Equipes da Atenção Básica poderão utilizar o Telessaúde para realizar troca de informações – em tempo real – com especialistas dos principais serviços do país.

MEC distribuirá à rede livros sobre história afro-brasileira.




 O Ministério da Educação lançou nesta sexta-feira, 21, os livros Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC com a Unesco no Brasil, no âmbito da lei nº 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino.

Durante as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que é preciso investir mais em ações concretas na luta contra o preconceito. Segundo ele, o lançamento desses dois volumes pedagógicos representa um grande legado para o país.
Serão distribuídos inicialmente 86 mil livros para as escolas da rede pública. A intenção é que esse material sirva de subsídio para os professores em sala de aula. O MEC ainda estuda ampliar a oferta de livros para o ensino fundamental e médio.
Incentivo à cultura – A segunda edição do Festival Curta Histórias foi lançada também nesta sexta-feira, 21. Esta é uma premiação voltada aos alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino de todo o país. O tema deste ano é personalidades negras. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo, produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, reforçou a necessidade de ações que ajudem a engajar os jovens brasileiros. “Queremos dar voz à juventude, porque temos certeza que eles têm muito a dizer”, afirmou.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.

Assessoria de Comunicação Social



RETIRADO DO PORTAL DO MEC:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20322.

Inflação que a população sente no bolso é maior que a oficial.

Quem é pai ou mãe de família já se perguntou; Mas como é que vejo o tempo todo na mídia que o Brasil está crescendo, pessoas vivendo melhor e com mais qualidade de vida, se meu salário só dá, as turvas pra fazer compras no mercado no final do mês? E ainda tem os remédios, agua, luz, telefone e demais despesas, não entendo, realmente não entendo.
Isso é fato, apesar de muitas notícias, nós não estamos sentido no bolso as mudanças pelas quais o governo insiste em dizer que estamos passando, as melhoras que estão sendo citadas. Talvez sejamos mal informados, mas a verdade é que não entendemos muitas coisas, como o fato de produzirmos tantos bens de consumo e pagarmos mais caro do que quem importa de nós, não dá pra entender.
Para refletirmos sobre o assunto, o site da UOL, traz um artigo, onde nos ajuda a refletir sobre o assunto.

Após greve deflagrada, governo do Estado envia proposta ao Sintet ; nova reunião é marcada para dia 31

Os secretários de Estado Adriana Aguiar (da Educação e Cultura) e Lúcio Mascarenhas (da Administração) oficializaram ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) as propostas que foram discutidas na segunda-feira, 17, durante reunião com representantes da entidade. O encontro foi realizado antes da assembleia do Sindicato e ficou decidido que as negociações continuam em uma nova reunião marcada para o dia 31 deste mês, o que foi aceito tanto por representantes do governo quanto do Sintet.

GREVE DE PROFESSORES NO ESTADO DO TOCANTINS!


 

 Durante assembleia geral da categoria, realizada em Palmas-TO, na manhã desta terça-feira (18), mais de 2.000 representantes dos professores da rede estadual de ensino do Tocantins decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda (24), cobrando diversas reivindicações por parte do governo estadual, que teria 3 dias para se manifestar em relação aos principais pontos cobrados, oferecendo respostas imediatas para que a paralização fosse evitada.
De acordo com as informações obtidas por telefone, com professores que representam a região de Guaraí (um grupo formado por aproximadamente 70 pessoas de 15 municípios), o ato oficial de declaração de estado de greve foi apoiado pela maioria dos presentes, durante assembleia geral realizada na Escola Estadual Anne Frank, na quadra 110 Norte da capital do Tocantins, Palmas. Ainda de acordo com o informado, mais de 2.000 professores de todo o estado estariam presentes.


Deputada Dorinha tem os direitos políticos suspensos por cinco anos.

Deputada federal Dorinha teve os direitos políticos suspensos por cinco anos (Foto: Divulgação/Ascom Deputada Dorinha)
Foi divulgado na imprensa nacional, em especial no Portal G1 Tocantins, de onde tiramos nossa reportagem, de que a Deputada Federal Profª Dorinha foi condenada a perder os direitos políticos por cinco anos. Ainda de acordo com o portal, a mesma vai e tem o direito de recorrer da decisão.
 A deputada federal professora Dorinha foi condenada pelo crime de improbidade administrativa e teve os direitos políticos cassados por cinco anos. Segundo a sentença do juiz federal da 2ª vara do Tocantins, Ubiratan Cruz Rodrigues, no ano de 2004, quando a deputada era secretária de educação, ocorreu superfaturamento na compra de materiais didáticos. A deputada deve ressarcir o Estado em R$ 111 mil, além de ter que pagar uma multa civil no valor de R$ 70 mil. A sentença é do dia 26 de fevereiro.

MUDANÇAS NO PROJETO SOBRE O MARCO CÍVIL DA INTERNET.


O projeto de lei que regulamenta a internet no Brasil tem dado o que falar, isso porque alguns opositores ao projeto, relatam que ele será, em parte, uma ferramenta de exploração nas mãos das grandes empresas do setor e caminho para a censura nas mãos do governo. Diante de muitas manifestações populares, percebe-se que há um indicativo de mudanças no texto original do projeto que será votado semana que vem, por isso, leiam o que diz o site da Câmara Federal.
RETIRADO DO SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
"Plenário pode votar marco civil da internet na semana que vem Relator do projeto vai alterar o texto para tentar consenso sobre a regulamentação da neutralidade de rede e sobre o armazenamento de dados pelos provedores de acesso. Agência Câmara Comunicação - Internet - Selo Marco Civil da Internet Proposta do marco civil da internet estabelece direitos dos usuários e deveres dos provedores. A votação do marco civil da internet é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana. Os deputados já começaram a discutir o substitutivo do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) ao Projeto de Lei 2126/11, do Poder Executivo. A fase de debates continuará na terça-feira (25), com a posterior votação. Depois de encontros do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com líderes partidários, com o relator e com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o governo concordou em fazer ajustes no texto para viabilizar a votação. Molon deverá apresentar mudanças no trecho que permite a regulamentação da neutralidade da rede por decreto. Ele pretende deixar claro que o regulamento das exceções à neutralidade (serviços de emergência e por razões técnicas) deverá seguir a determinação constitucional de “fiel execução da lei”. A oposição tem criticado essa possibilidade de regulamentação por entender que o governo poderá usar o decreto para distorcer a neutralidade da rede. Ponto mais polêmico do texto, a neutralidade de rede determina que os usuários sejam tratados da mesma forma pelas empresas que gerenciam conteúdo e pelas que vendem o acesso à internet. Ficará proibida a suspensão ou a diminuição de velocidade no acesso a determinados serviços e aplicativos e também a venda de pacotes segmentados por serviços – só redes sociais ou só vídeos, por exemplo. Outro ponto que será mudado pelo relator é a retirada da obrigatoriedade de uso de data centers no Brasil pelas empresas para armazenar dados de navegação realizada no País. O governo aceitou que os dados possam ser armazenados no exterior, mas o acesso a eles por ordem judicial deve seguir as leis brasileiras.http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/464194-PLENARIO-PODE-VOTAR-MARCO-CIVIL-DA-INTERNET-NA-SEMANA-QUE-VEM.html

FIM DA PRIMEIRA FASE DO PAULISTÃO.

 De acordo com o site globo esporte da globo.com, o jogo da 15ª rodada do campeonato paulista, entre Ponte Preta e Mogi Mirim, pode ter contornos dramáticos, mas a ponte já classificada não pensa em outra coisa a não ser n jogo pela 2° fase contra o Santos, um dos favoritos ao título, difícil, mas não impossível vencer o Peixe.
enquanto isso, alguns reservas terão a chance de mostrar o seu valor no jogo deste domingo, as 15:30, na casa da Ponte e dentre eles o nosso garoto Neílson. Neílson chegou ao clube no inicio do ano após se destacar na serie B do Brasileiro do ano passado, onde trabalhou com o até então técnico da Ponte Preta, Sidney Soares. O problema é que mesmo antes de estrear, o garoto sentiu uma contusão e ficou impossibilitado de atuar por várias rodadas. Sendo assim, Ferrugem que é volante, foi improvisado na lateral direita e vinha jogando, contudo contra o Palmeiras, o Neílson teve um chance e não fez feio, pois apesar da Ponte tomar a segunda virada já aos 46 minutos, foi dele o passe que resultou no segundo gol da equipe. Enfim, esperamos que com mais uma ou duas chances, o atleta possa se firmar de uma vez por todas, e uma delas será a desse domingo, já que, de acordo com o mesmo site, a equipe deve vir com: "Camilo; Neílson, Raphael Silva, Gabriel e Thiago Carleto; Elizeu, Alef e Bida (Matheus Olavo); Rossi, Ademir e Alemão". http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ponte-preta/
Bom, o blog Arraias em Pauta convida a todos que tiverem a oportunidade, que assista o jogo e transmita energia positiva ao garoto, que muito tem batalhado para chegar onde chegou, e Deus queira que vá ainda mais longe.

sexta-feira, 21 de março de 2014

UFT ARRAIAS EM GREVE?



Os técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) dos campus de Palmas e Porto Nacional decidiram, no início da tarde desta sexta-feira, 21, aderir à greve nacional da categoria. As atividades já paralisam nesta tarde nas duas unidades. A UFT é a 32º universidade a deflagrar em greve por tempo indeterminado.
Segundo informações dos grevistas, na assembleia realizada no campus de Palmas 49 técnicos votaram a favor de aderir à greve, 32 contrários e duas abstenções. Os resultados das assembleias de Porto Nacional e dos outros campus da universidade, Araguaína, Gurupi, Arraias, Tocantinópolis e Miracema, devem sair ainda no final desta da tarde desta sexta-feira.
“Normalmente quando a capital adere é comum os campus do interior entrarem em greve também. Estamos somente aguardando o resultado das assembleias que estão sendo realizadas nos outros campus da universidade”, informou um grevista.
Os demais campus devem iniciar a paralisação na segunda-feira, 24. A greve dos técnicos da UFT acompanha o calendário da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). O presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Tocantins (Sintad) Edi César Passos, deve acompanhar as negociações da Federação com o Governo Federal representando a categoria tocantinense.

Reivindicações
Em recente entrevista ao T1 Notícias o presidente Edi César Passos afirmou que “estamos lutando pela data-base, redução da jornada de trabalho, melhores condições de trabalho, melhores estruturas e o plano de carreira nacional”.

POSTADO POR ROBERTA TUM. http://t1noticias.com.br/estado/tecnicos-administrativos-da-uft-deflagram-greve-por-tempo-indeterminado/56465/#.UyzUx4UZ4nM
Autor: Ana Cássia Costa

MPE recomenda que Estado anule contrato e edital do concurso da Polícia Civil.

  
O promotor que emitiu a recomendação argumenta que a Fundação Aroeira não tem capacidade técnica nem operacional para realizar o certame. A recomendação é de que o contrato seja anulado em 5 dias...


Autor: Charlyne Sueste




O promotor de Justiça Edson Azambuja, do Ministério Público Estadual (MPE), encaminhou uma recomendação ao governo do Estado para que o concurso da Polícia Civil e os editais do referido certame sejam anulados. Segundo o promotor explicou ao T1 Notícias na tarde desta sexta-feira, 21, a recomendação para a anulação do contrato com a Fundação Aroeira se baseia no fato de que a empresa contratada não tem capacidade técnica nem operacional comprovada para realizar um certame desta natureza e proporção.
O documento recomenda que num prazo de cinco dias o Estado anule o contrato com a Fundação Aroeira, anule os editais, inicie um novo processo para contratação de outra empresa, “a qual deve deter inquestionável reputação ético e reconhecida capacidade técnica para a realização de certame de tamanha envergadura e complexidade”, e que o Estado garanta a restituição do valor da taxa de inscrição pagos pelos candidatos já inscritos no concurso.
 
Os argumentos
Segundo a consideração feita pelo promotor “deve ser inquestionável a capacidade técnica da instituição ou empresa contratada para o desempenho de suas atividades, o que não ocorreu no presente caso”.
Edson Azambuja considera ainda que o Estado não atendeu à recomendação do Conselho Superior de Segurança Pública, que “recomendou que a escolha da instituição recaísse sobre entidade que detenha inquestionável reputação ético-profissional, além de reconhecida capacidade técnico-profissional para a realização de certame de tamanha envergadura e complexidade”.
Outra recomendação não atendida foi a da “Sub-Procuradoria de Consultoria Especial, através da senhora Procuradora do Estado do Tocantins, emitiu parecer opinativo no sentido de que a escolha da empresa organizadora do concurso recaísse sobre entidade que detenha inquestionável reputação ético-profissional para legitimar a contratação direta, especialmente porque o concurso público dos quadros da Polícia Civil do Estado se afigura de complexidade e, portanto, exige maior conhecimento teórico”.
A recomendação argumenta ainda que “restou apurado que a Fundação Aroeira não realizou nenhum concurso púbico para provimento de cargos jurídicos, notadamente de Delegado de Polícia” e que a não comprovação da capacidade técnica da contratada é uma grave violação ao princípio da legalidade.
 
Processo investigatório
Além da recomendação pela anulação, foi aberto um procedimento investigatório no MPE “com o objetivo de apurar eventual afronta às disposições dos artigos 24, incisos VIII e XIII, e 26, parágrafo único, II, ambos da Lei nº 8.666/93, decorrente da contratação, sem licitação, da Fundação Aroeira para a realização do concurso da Polícia Civil do Estado do Tocantins”, conforme relata o documento.
 
Secad
O Portal T1 Notícias procurou a Secretaria da Administração para questionar se o Estado acataria ou não a recomendação, mas até o fechamento da matéria a pasta não havia se pronunciado sobre o assunto. O espaço continua aberto caso a Secretaria queira se manife

"INFELIZMENTE MEU CARO CARLOS".

Agora a pouco publiquei uma denuncia e coloquei o blog a disposição para que a assessoria de imprensa da prefeitura, ou quem quiser se responsabilizar, para que sejam respondidas, justificadas, as acusações feitas por um leitor do blog, mas infelizmente não tivemos o retorno esperado, pois a invés disso, o próprio denunciado, o senhor Silvio Santos postou no fac o seguinte:  
"INFELIZMENTE MEU CARO CARLOS,ESSA PESSOA K MIM VIU OU É MUITO POBRE DE ESPIRITO OU MUITO DESPEITADO DA MINHA PESSOA,POIS QUE EU SAIBA NÃO SOMOS PROIBIDO DE LANCHAR OU COMER ALGUMA COISA SEJA ELA EM LANCHONETE OU SUPERMERCADO,MAIS FICA SABENDO K EU TENHO DOIS CARRO PARA USO PARTICULAR DA MINHA PROPRIEDADE E PELO JEITO ESSA PESSOA NÃO TEM OK FAZER E VC DEVERIA POSTAR ALGO MAIS INTERESSANTE" . (postado por Silvio Santos).
O nosso Blog tem obrigação de divulgar aquilo que parece ser de interesse social e isso é extremamente de interesse social, mas não nos cabe julgar quem denuncia e nem quem é denunciado, e é por isso que esse espaço é aberto a todos, basta nos encaminhar e-mail para carlosalencaruft@yahoo.com.br que terei imenso prazer em divulgar a sua defesa ou qualquer outra coisa. Esse é o objetivo do blog, dar voz a todos. Agora, Silvio, me desculpe, mas eu apenas estou dando a uma pessoa desconhecida essa voz, não sei qual é o espírito dela, mas ela se sentiu prejudicada e resolveu se manifestar. Faça o mesmo. O senhor é um gestor público, dê as explicações que convençam de que o senhor não estava fazendo nada que a lei não te permita. Lembrando, a função social do blog e dar voz a todos, eu apenas publico.

NEÍLSON, PRVÁVEL TITULAR NA ULTIMA RODADA DO PAULISTÃO.

NEÍLSON EM TREINAMENTO. FOTO RETIRADA DO SITE OFICIAL DA PONTE PRETA.
Com a classificação antecipada garantida no Paulistão, a Ponte Preta se prepara para enfrentar o Santos na próximo fase da competição, mas antes disso a equipe ainda tem o ultimo confronto pela primeira fase, onde enfrenta, no domingo, a equipe do Mogi-Mirim.
Provavelmente, o técnico Vadão irá poupar os titulares, e essa pode ser a chance de Neílson se firmar na lateral direita, já que o Ferrugem que era quem vinha jogando, não é lateral de ofício e estava improvisado, mas depois de ter entrado contra o Palmeiras e de ter sido dele o passe para que o Silvinho tivesse sofrido pênalti, empatando o jogo para a Ponte, é bem provável que o jogador seja o titular e daí em diante, definitivamente no elenco da ponte. Sendo assim o próprio Neílson diz: “Estou esperando mais esta oportunidade. Será o meu primeiro jogo em casa, já que fui titular em Roraima e entrei no segundo tempo contra o Palmeiras. Temos que ir bem nesse jogo e quero muito mostrar meu futebol. Se o professor me confirmar para a partida, com certeza será uma grande oportunidade, uma chance importante, e me sinto preparado para poder ajudar o time diante do Mogi Mirim”. http://pontepreta.com.br/noticias-detalhe/neilson-quer-mostrar-futebol-para-ser-titular.
Bom, se depender de nossa torcida, você se firmará logo na posição, pois sabemos de seu potencial e mais uma vez estaremos acompanhando tudo, ou quase tudo, que te envolve. Boa Sorte!


Acidente com carro deixa motociclista em estado grave
Hoje 20/03/2014 por volta da 20:45 horas, na Avenida Paranã o motociclista Elizeu Batista de Jesus de 28 anos colidiu de frente com um Troller do Diretor da UFT-(Arraias), ele estava em uma moto Fan 125. Segundo relatos de testemunhas o motociclista estava em alta velocidade e após passar pela rotatória perdeu o controle e bateu do lado direito do Troller que vinha em direção contraria, o motorista do Troller ao perceber a colisão tentou desviar mais não teve tempo. 
O motociclista teve muita perda de sangue, fratura nas pernas e fratura exposta braço direito e fratura na cabeça, foi socorrido por pessoas que presenciaram o acidente, ao chegar ao hospital foi atendido pela Dr. Albanita que urgentemente teve que aspirar sangue que havia em seus pulmões provocando uma hemorragia interna. Com a gravidade do acidente teria que ser removido de preferência de avião mas por condições adversas não foi possível. O paciente foi removido para Palmas por volta das 23:00 na Ambulância do município pois uma das ambulâncias do HRA esta quebrada e a outra estava em serviço.
OPINIÃO: Esse não é o primeiro, nem o segundo e se as coisas continuarem assim, também não será o último. Basta você transitar nas ruas de nossas cidades por meia hora que vamos presenciar inúmeros casos que negligencia, desrespeito ao trânsito, onde pessoas trafegam em alta velocidade, e não estou falando apenas de moto, carros também, menos de idade pilotando e/ou dirigindo, inclusive filhos de autoridades, enfim, basta prestar atenção e veremos. Eu mesmo, presenciei outro dia um garoto, ainda menor, filho de uma autoridade de nossa cidade em uma Biz com uma mocinha na garupa, coitada, os acompanhei do ginásio até o banco do Brasil, e não sei como ela não ficou pelo caminho. Não é difícil percebermos essas atitudes, o que é difícil é percebermos ações voltadas para o combate e a prevenção, enfim que as autoridades, aqueles que tem esse dever tomem as providências cabíveis para que seja diminuida a quantidade de famílias que choram.

DENÚNCIA ANÔNIMA! VEÍCULO OFICIAL EM CAMPOS BELOS!

Infelizmente, ou felizmente, vai depender da maneira como você, meu amigo leitor irá interpretar essa reportagem. Então porque é que resolvi começar a mesma dessa forma? Porque o assunto é delicado, pois parece que as pessoas, os gestores públicos não aprenderam que o bem público deve ser usado em benefício do público e não para interesse particular, como denuncia essa reportagem.  Quando criamos esse Blog queríamos que as pessoas participassem ativamente do que está acontecendo em nossa cidade, afinal de contas todo bem público deve ser tratado como tal, e essa notícia vem de encontro a esse objetivo, apesar de não termos sido nós mesmos a presenciar tal fato, temos obrigação de divulgar, cabendo a prefeitura responder ou não. Pois bem, chegou hoje uma denúncia feita por um leitor que pediu para não ser identificado com medo de retaliações, de que o Funcionário da Prefeitura Municipal de Arraias, Silvio Santos, que foi candidato a vereador na última eleição, estaria usando o veículo oficial Palio Wikend, Placa MXC 8912, para fim particular. De acordo com a lei, “O uso de bem público configura ato de improbidade administrativa, capitulado no artigo 9º, inciso IV, da Lei nº 8.429/92”. Ainda, “Segundo dispõe o artigo 14 da mesma Lei de Improbidade, "qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade" http://www.abadianoticia.com.br/2013/11/almir-silva-e-acusado-de-usar-carro.html.
De acordo com a denuncia, baseadas nas fotos encaminhadas, o servidor municipal estava sozinho e estacionou em frente ao Supermercado Compre Bem, em Campos Belos, por volta das 10:00 horas da manhã de hoje, 21/03/2014, e depois de dez ou quinze minutos, após um lanche feito ali mesmo na lanchonete do Supermercado, se retirou do local.
Gostaria de esclarecer a todos que não cabe a esse blog julgar ou não atitudes de quem quer que seja, bastando-nos apenas cumprir com nosso papel que é o de PUBLICAR, pois esse é um local de livre manifestação, como já disse anteriormente. Para tanto estamos a disposição da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Arraias que, se desejar pode esclarecer os fatos, inclusive aqui mesmo neste blog.

quarta-feira, 19 de março de 2014

SENADORA, A SENHORA TEM PRETENÕES DE SER CANDIDATA AO GOVERNO DO TOCANTINS?

Conforme prometido, estamos de volta com mais uma reportagem sobre a Cerimônia de Certificação dos alunos constituintes do PRONATEC, que aconteceu no dia 15/03/2014, na praça da Juventude, local onde a senadora fez questão de dizer que a Praça se "chama Praça da Juventude Gustavo Balduíno, um grande amigo meu que desde as primeiras vezes acreditou em meu potencial político", frase dita na presença de um dos filhos do citado, o ex-prefeito de Arraias, Joaquim de Sena Balduíno.
Ao término da fala da senadora, o evento seguiu para a entrega dos certificados, sendo os constituintes da cidade de Arraias, os primeiros a receber os seu.
Vários foram os formandos, mas foi o estudante Wagner Gustavo, o primeiro a receber e das mãos da própria senadora seu certificado de conclusão do curso de Condutor Ambiental. Em entrevista ao Blog Arraias em Pauta, Wagner disse que o curso está voltada para a área de turismo ambiental, algo novo em Arraias, apesar do potencial que temos, mas o mesmo disse que o curso é apenas para fortalecimento curricular.
Perguntado sobre a sensação de receber das mãos da senadora o diploma, o garoto foi taxativo, "não senti nada, estava tão nervoso que nem deu tempo de sentir algo, mas fiquei muito feliz por ter sido eu". Ainda sobre a importância da presença da representante do senado, Wagner disse "que é de muita importância", visto que o "fato dela estar aqui, nos dá mais credibilidade e também mais credibilidade aos cursos". Nos despedimos desse rapaz muito carismático desejando-lhe sucesso e partimos para a batalha.
 É isso mesmo, para conseguir chegar perto da senadora, só mesmo enfrentando uma batalha, mas precisávamos ter persistência, visto que não poderíamos perder a oportunidade de sabermos se ela vai ou não ser candidata ao governadora do Estado, mas antes disso, ainda durante o discurso de Katia Abreu, foi dito em alto e bom tom uma frase que muito alegrou os presentes, principalmente aos arraianos, pois em certo momento da fala, a mesma disse que a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), órgão regulamentador do setor esta reorganizando a forma como são feitas as exposições agropecuárias em nosso país, em especial em nosso Estado, e que "a próxima exposição agropecuária de Arraias, será inesquecível, podem esperar". Uma ótima noticia, para toda a região, isso na presença do Presidente do Sindicato Rural de Arraias, o jovem Otaviano.
Após tudo isso e depois de muita espera, conseguimos três minutos com a senadora e então podemos saciar a nossa curiosidade, perguntando-lhe: Senadora, estamos acompanhando a movimentação política no país, em especial no Tocantins e estamos vendo que a senhora está sempre em evidência, tanto no partido agora com o PMDB, quanto publicamente. Essa exposição é um sinal de que a senhora está se preparando para ser candidata a governo do Estado? Podemos tê-la como candidata?
Kátia Abreu: Vamos por parte. O PMDB sim, o partido terá, com certeza candidato próprio a governo do Estado, mas quanto a minha possível candidatura, não, o nosso candidato é o Marcelo". Marcelo Miranda? "Sim, o Marcelo, o nosso candidato é o Marcelo".
Essa foram as poucas palavras da senadora, que se retirou para atender a alguns correligionários.
O evento contou com muitas outras autoridades e pessoas importantes e influentes na sociedade, como vereadores, possíveis candidatos, cidadãos que gerem algumas instituições, enfim um evento grande que tem importância e significados ímpares para Arraias, região, para o Estado do Tocantins, e quem sabe para o Brasil.
DOUTOR JOSÉ VIANA.

NICODEMO E VEREADOR RIMÊ.

FOCA, MESTRE FUMAÇA, WAGNER GENTIL E SUA ESPOSA
FORMANDA, VEREADORES E AMIGAS.

FORMANDOS 2014.

FORMANDOS 2014.

FORMANDOS 2014.







terça-feira, 18 de março de 2014

CONTATO:

CAROS AMIGOS, SE VOCÊS QUISEREM POSTAR ALGUMA REPORTAGEM, OU MESMO CRITICAR OU ELOGIAR, ENTREM EM CONTATO. E-MAIL. carlosalencaruft@yahoo.com.br  OU PELO FONE: 63 84337209.

Nasa prevê colapso da humanidade nas próximas décadas.


Nasa/ Reprodução
A humanidade está na iminência de um colapso por conta da instabilidade econômica e do esgotamento dos recursos naturais. Essa foi a conclusão de um estudo financiado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. Com o uso de modelos matemáticos a agência norte-americana previu o colapso do planeta Terra mesmo quando eram feitas estimativas otimistas, segundo o jornal britânico Independent.
Usando como modelo o colapso de antigas civilizações, como Roma, Gupta (indiana) e Han (chinesa), a Nasa concluiu que a elite da atual sociedade elevou o padrão de consumo a níveis preocupantes, disparando um alerta de colapso da nossa civilização baseada em cidades e na industrialização. "Esse ciclo de crescimento-colapso é recorrente na história da humanidade", explica o matemático Safa Motesharri.
Motesharri e sua equipe exploraram diversos fatores capazes de causar a extinção da sociedade, como as mudanças climáticas, o crescimento populacional, por exemplo. Os pesquisadores descobriram que a junção desses fatores, aliada à escassez de recursos e a divisão da sociedade entre elite e massas termina por destruir esse arranjo social. Assim aconteceu em todos os impérios da Antiguidade, explica o cientista.
Entretanto, o cientista não considera o fenômeno irreversível. Para evitar o colapso da sociedade, o cientista diz que será necessária uma ação das verdadeiras elites para restaurar o equilíbrio econômico e do uso dos recursos naturais - essa é a única maneira de deter o impacto da ação humana sobre o meio ambiente. E aí, você também acha que estamos a caminho de destruir nossa sociedade?


RETIRADO DO YAHOO. http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/nasa-prev%C3%AA-colapso-da-humanidade-nas-pr%C3%B3ximas-d%C3%A9cadas-172411575.html

"Acharam que minha mãe era bandida", diz filha de mulher arrastada por PMs.

RETIRADO DO YAHOO.https://br.noticias.yahoo.com/-acharam-que-minha-m%C3%A3e-era-bandida---diz-filha-de-mulher-arrastada-por-pms-153736306.html.
Marcos de Paula/ Estadão Conteúdo


Em entrevista ao 'Bom Dia Rio', da TV Globo, Thaís Lima, filha de Claúdia Ferreira da Silva, morta após ser arrastada por um carro da PM, afirmou que os oficiais acreditavam que sua mãe tinha envolvimento com o tráfico."Ao virar a rua minha mãe deu de frente com os policiais. Eles deram dois tiros nela, um no peito, que atravessou, e o outro, não sei se foi na cabeça ou no pescoço, que falaram. E caiu no chão. Aí falaram [os policiais] que se assustaram com o copo de café que estava na mão dela. Eles estavam achando que ela era bandida, que ela estava dando café para os bandidos", contou a jovem.
Revoltada com a situação, Thaís afirmou que outro corpo foi deixado para a perícia no mesmo local. de acordo com ela, as trocas de tiros são bastante comuns no Morro do Congonha, local onde a família vive. A jovem ainda relatou a negligência dos PMs na retirada do corpo de sua mãe.
"Um pegou ela pela calça e outro pela perna e jogou dentro da Blazer, lá dentro, de qualquer jeito. Ficou toda torta lá dentro. Depois desceram com ela e a mala estava aberta. Ela ainda caiu na Buriti [rua, em Madureira], no meio do caminho, e eles pegaram e botaram ela para dentro de novo. Se eles viram que estava ruim porque eles não endireitaram (sic) e não bateram a porta de novo direito?", indagou Thaís.
Alexandre Fernandes, marido de Cláudia, também se impressionou com o corpo da mulher. Ao ser chamado para reconhecer a esposa, ele se impressionou com a quantidade de machucados.
"Nem o pior traficante do mundo merecia um tratamento desses. Se eles arrastassem mais um pouco, só aparecia o osso dela", afirmou em entrevista ao jornal Extra.

Policiais já responderam por homicídio
Os subtenentes Rodney Miguel Arcanjo e Adir Serrano Machado, envolvidos na morte de Cláudia, já responderam a inquéritos por homicídio.
Rodney respondeu a dois processos por homicídio quando estava no batalhão de Magé, na Baixada Fluminense, enquanto Adir Machado também foi processado por homicídio e teve o inquérito arquivado em 2005.
PESSOAL: Sou extremamente contra a mídia sensacionalista, mas não poderia deixar de postar essa reportagem, é apenas para que nos perguntemos: Em que mundo nós estamos? Os seres humanos já não tem mais nenhum valor, resta-nos orar, rezar, pedir a Deus.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

A UFT vem se constituindo em uma ilha de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins. Esta realidade se transforma a partir da dedicação e trabalho competente de docentes, técnicos e estudantes. Deste modo, apesar dos percalços da educação brasileira, a pós-graduação stricto sensu nas IFES  constitui-se em um fator de evolução com paralelo em poucos países.
Da implantação aos dias de hoje, a UFT expandiu a oferta de vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu na ordem de dez vezes mais do contingente inicial. Uma oportunidade que trouxe contíguo a este crescimento vegetativo a expansão da pesquisa. Por sua vez, provocou o incremento na instalação da estrutura física e das instalações laboratoriais. Enfim, a instalação de uma dinâmica acadêmica e intelectual pautada pelo desenvolvimento humano das populações locais e regionais.
A UFT já implementou mais de 60 (sessenta) cursos de pós-graduação Lato Sensu, considerando os aprovados e os em desenvolvimento. Na atualidade existem 43 (quarenta e três)  cursos em vigor. Esta é uma demonstração direta da oferta de atividades demandadas pela sociedade e pelo mercado profissional. Ao mesmo tempo que são atividades de pós-graduação lato sensu prestam-se como extensão do ensino acadêmico. Ademais, é uma ação motivadora para pessoas com interesse em participar futuramente da pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado). FONTE: http://ww1.uft.edu.br/index.php/ensino/pos-graduacao

CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO.

 Aconteceu no último sábado, dia 15/03/2014 uma cerimônia de entrega de diplomas dos cursos d PRONATEC para cerca de 517 alunos de 09 escolas e 06 centros de referências do Sudeste do Tocantins.
O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Fonte:pronatec.mec.gov.br/institucional-90037/o-que-e-o-pronatec.
O evento contou com a presença de várias autoridades políticas e sociais da Região Sudeste do Estado do Tocantins, mas as presenças marcantes foram dos alunos que vieram em número significante e da Senadora e também presidente da CNA, Katia Abreu, anfitriã da festa, vez que é a sua instituição quem, de acordo com ela, "possui parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal, para fazer com que haja a interiorização de cursos técnicos importantes para os jovens com poucas oportunidades".

domingo, 16 de março de 2014

URGENTE… TODOS TÊM QUE LER!!!


MAIS UM MARCADO PARA MORRER PELO PT


 Ex-petista vomita os podres do Lula
Com dor no coração me sinto uma idiota. De boas intenções o inferno tá cheio. O Brasil seria agora um novo inferno?
José Guimarães dos Santos Silva – Jornalista.

BRAGANTINO BATE SÃO BERNARDO E DEFINE PONTE PRETA COMO ADVERSÁRIA DO SANTOS.


NEÍLSON DANDO DURO EM ALAN KARDEC.
 Apesar da derrota para o Palmeiras por 3 a 2, no Pacaembu, a Ponte Preta vai dormir feliz. O time campineiro está classificado à fase quartas de final do Paulista. Tudo isso graças à vitória do Bragantino diante do São Bernardo por 2 a 1. De quebra, o time de Bragança Paulista também encaminhou sua vaga. Com o resultado positivo, o Bragantino aparece na vice-liderança do grupo D, com 22 pontos, três à frente do Rio Claro, que entra em campo neste domingo para pegar o Santos, um dos melhores da competição.  Se perder, o time de Bragança Paulista estará classificado. O Rio Claro até poderia igualar em pontos na última rodada, porém teria número de vitórias inferior Já a Ponte Preta confirmou a segunda colocação do grupo C, com 24 pontos, quatro à frente do próprio São Bernardo, que viu o fim do sonho de chegar à próxima fase, uma vez que só tem mais um jogo para disputar. A Ponte, aliás, já sabe quem será seu adversário. É o Santos.
A partida em Bragança Paulista era equilibrada, mas os donos da casa foram eficientes e, aos 44min do primeiro tempo, Gustavo abriu o placar. Logo no início da etapa final, aos 7min, Yago fez o segundo. Pouco tempo depois, Erick Flores foi expulso e deixou o time do ABC paulista com um a menos. Careca ainda diminuiu. 2 a 1.
Ainda neste sábado, o Linense conseguiu uma importante vitória na briga contra a queda. Bateu o Botafogo, líder do grupo B, o mesmo do Corinthians, e já classificado, por 1 a 0, subiu para 13 pontos e respirou na tabela. O Atlético de Sorocaba, por outro lado, só empatou com o XV de Piracicaba por 1 a 1, contabiliza apenas 11 pontos e continua na degola.

PROJETO CUIDE BEM DE MIM!

  De acordo com o Secretário de Esporte de Arraias, Agenor de Sena, o campeonato municipal 2014 começará em poucos dias, previsto para o início do mês de abril/2014.
De olho no campeonato, o CBM (Projeto Cuide Bem de Mim), começa a sua fase de preparação para o municipal. Segundo seu diretor, o senhor Itamar, o projeto vem forte para esse ano, já que está se preparando a algum tempo.
A fase de preparação conta com treinamentos físicos nas terças feiras na quadra da Praça de Juventude ás 19:00 horas e nas quintas feiras no ginásio no mesmo horário. Esse informativo serve, inclusive para os atletas, onde o Diretor comunica que aos mesmos que o ano já começou. Ainda se preparando, a equipe também faz jogos amistosos como o de hoje, onde a equipe enfrentou o bom time do LBU, vice campeão do último evento.
O jogo foi muito pegado com muita marcação de ambos os lados, principalmente do lado do CBM, já que a equipe é formada por jovens senhores, que não ficaram devendo nada a garotada, vez que o jogo terminou empatado em 1x1, onde Nivaldo, fez de cabeça para o LBU e Oliveira, no final do jogo, de pênalti, empatou o amistoso.
Essas peladas de fim de semana são as únicas formas em que os atletas acham, independente da idade, de ocupar o seu tempo, já que o município não oferece muitas formas de lazer a não ser nos bares e ou até fazendo coisas piores. Abro aqui aspas para parabenizar o técnico do LBU, nosso amigo Henrique, conhecido como Tota, que as duras penas vem mantendo o time, sem qualquer tipo de apoio, mas com uma atuação que vai além do futebol, sendo também uma atuação social, já que resgata muitos jovens dos cantos obscuros da periferia.


Elky Luiz, prata da casa! Linda música!

Essa linda canção é um trabalho de mais um arraiano, um coterrâneo nosso que luta para realizar um sonho, ser reconhecido.
Eky, iniciou sua carreira tocando na igreja e logo viu-se que ia dar pé, pois tinha como cmpanheiro um outro filho de Arraias e igualmente talentoso, José Aloisio.
Para tentar alçar voos maiores a dpla se mudou para a capital tocantinense e foi em Palmas que eles coeçaram a aarecer. Bom, o tempo passou, as coisas não sairam conforme o planejado, o José Aloisio tomou um rumo próprio fora da música, mas os talento dos dois continua e é inegável.
Hoje Elky vive em Goiânia onde continua tentando alcançar o sucesso. Talento não falta, ouçam uma de suas músicas e me digam.