SÓ O SENHOR É DEUS!

Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

A mão de Deus

A mão de Deus
Aconteceu em Portugual.

sábado, 17 de maio de 2014

SIQUEIRA CAMPOS DISSE INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO DE ARRAIAS: "NÃO ESTAMOS INAUGURANDO ALGO FRÁGIL".



No dia 1° de agosta de 2013, o ex governador José Wilson Siqueira Campos, até então atual Governador do Estado do Tocantins, esteve em Arraias, a 420 KM de distância da Capital Palmas para inaugurar e assinar documentos que trariam de vês o desenvolvimento para o município e consequentemente para a região.
Na ocasião, Siqueira inaugurou o Aeroporto de Arraias, que para ele seria o portal de entrada definitivo, depois da Itafós, para o desenvolvimento econômico de Arraias, além do asfaltamento da estrada que passa pela Cana Brava até o município de Combinado e Taguatinga, sudeste do Tocantins.
O que a comunidade vive hoje, está distante do sonho que um dia fomos induzidos a sonhar. A Itafós que seria a nossa redenção, sabe-se lá porque, apenas trouxe expectativas de melhorias econômicas e sociais para Arraias, isso porque atualmente a empresa parece nem estar instalada na região, a não ser pelo parque imenso de exploração mineral, mas economicamente não está influenciando muito na vida dos cidadãos de Arraias, isso porque o pouco que resta está instalado em Campos Belos Goiás, assim como a maioria dos seus funcionários é da mesma cidade, fora o fato dos vereadores terem procurado a empresa e a mesma ter dito que passa por dificuldades financeiras e não está pagando como devia o impostos para o município, devendo cerca de 470 mil reais, de acordo com a pagina da câmara em uma rede social.
A Estrada que ligaria Arraias a Taguatinga, hoje, final do período chuvoso está transitável até a Depasa, contudo desde o glamoroso anuncio até agora não foi afixado nem um piquete que seja na construção da obra, infelizmente nem se fala mais nisso, uma pena, pois essa obra será de muita importância para a região, se ainda for feita.
Em Relação ao aeroporto, na ocasião o ex governador, disse que a obra, quando acabada seria administrada pela prefeitura e nos traria a oportunidade unica de desenvolvimento levando em conta que o aeroporto seria de médio porte e com capacidade de carga internacional.
Vejamos que o mesmo disse naquele momento:
"No primeiro compromisso do dia, Siqueira Campos descerrou a placa que dá nome ao aeroporto de Arraias, que homenageia um antigo líder político da região. Em sua fala, o Governador frisou a importância da obra para a região e destacou a figura emblemática que foi o deputado Joaquim D’Abreu. “Nós não estamos inaugurando algo frágil, para logo acabar. Pretendemos dar a Arraias condições de operar o transporte aéreo para salvar vidas e dar melhoria para este povo. O deputado foi um homem notável, sereno e trabalhador”, ressaltou.
O aeroporto, que está com 95% de suas obras da primeira etapa concluídas, conta com uma estrutura que recebeu R$ 9,5 milhões de investimentos e envolve uma pista de 1.500 m de extensão por 30 m de largura e um pátio para estacionamento. De acordo com o presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, a previsão é que as obras estejam concluídas em cerca de 20 dias. “Nós iremos terminar a arborização do aeroporto, vamos passar a camada de lama asfáltica, fazer a sinalização. Passada esta etapa, vamos iniciar a construção do terminal de passageiros e a estruturação das vias de acesso”, completou.
Para o senador Vicentinho Alves, que já foi piloto do serviço aéreo do Estado de Goiás, o aeroporto de Arraias tem padrões de qualidade que garantem um serviço de qualidade para os usuários. “Tem uma localização privilegiada, com vento bem encaixado e o sol batendo na lateral da pista. Parabenizo o Governador e a equipe do Governo por esta obra”, frisou." Reportagem da casa civil do governo do Estado em: http://casacivil.to.gov.br/noticia/2013/8/1/no-aniversario-da-cidade-de-arraias-governador-siqueira-campos-inaugura-museu-historico-e-laboratorio-em-escola/.
O que Siqueira queria, segundo as suas palavras, não foi e não é o que está sendo realizado, visto que antes mesmo de passar a administração do aeroporto ao município, conforme algumas informações, em menos de um ano o mesmo já está sendo afetado pela irresponsabilidade de governantes e construtoras em nossa país.
Ao receber denuncia da comunidade nesta semana, fomos ao aeroporto e confiramos as informações de que se algo não for feito, a nossa redenção não passará de um sonho, apenas uma imensa construção no meio do mato sem nenhum movimento, a não ser de animais, visto que ao chegarmos a entrada estava aberta, escancarada sem qualquer aparência de que há alguém responsável pelo lugar, que está abandonado no meio do mato.
Além das construções que já estavam prontas quando foi inaugurada, sob a promessa de que as obras seriam terminadas, de l[a pra cá nada foi feito, mas não era isso que estava previsto, visto que na sua fala na ocasião o ex governador Siqueira Campos disse de que o dinheiro para as construções de hangares, da parte administrativa, do terminal de passageiros e a estruturação das vias de acesso, conforme afirmou categoricamente o Senhor Kaká Nogueira, presidente da AGETRANS, órgão estadual responsável pela obra, já estava empenhado para dar continuidade ao término da mesma. contudo aquelas afirmações não saíram nem do espaço da própria obra, pois em menos de um ano ao voltarmos ao aeroporto, já que estávamos presentes naquele momento que deveria ser histórico para Arraias, nos deparamos com a falta de compromisso por parte dos nossos gestores, todos, pois se a responsabilidade é do Estado cabe a ele a averiguação das obras, mas cabe aos interessados, o próprio município, correr atrás em busca de solução, tanto o executivo quanto o legislativo, que talvez nem saibam da situação, mas a partir daqui não terão mais desculpas para não buscar uma solução para o problema.

O fato é que a erosão provocada pelas chuvas, e pela péssima qualidade da obra, onde até o asfalto já está se desfazendo, já alcançou a pista de pouso ameaçando arrebentar uma obra de tamanha importância social e econômica, além do alto custo financeiro, visto que foram gastos, ou pelo menos deveriam ter sido gastos, cerca de 9 milhões de reais para a conclusão das obras, mas ao estarmos lá percebemos que elas não passam de mais uma imoral enganação, onde os gestores pensam que o cidadão ainda aceita as explicações fajutas de que tudo aconteceu conforme o planejado, então nos explique como é que conseguiram gastar 9,5 milhões de reais em alguns metros de asfalto de péssima qualidade, sem nenhuma outra estrutura a não ser asfalto, repito, alguns metros, cerca de 1.500 metros? Coisa para inglês ver, é muito dinheiro para pouquíssima obra.
Durante a nossa visita, ainda descobrimos uma situação, onde caso não haja providências imediatas, estaremos correndo o risco de presenciarmos uma tragédia anunciada, pois na cabeceira do aeroporto, que já está em funcionamento, funcionamento não, pousam aeronaves lá, passa uma linha de energia de alta tensão, dentro do espaço do aeroporto, onde a qualquer momento podemos receber a notícia de um acidente aéreo, basta acontecer um pouso do lado contrário de onde costumeiramente os aviões pousam e para isso só será necessário que assim que um avião estiver pronto para o pouso o vento mude de direção, mesmo porque do alto, acredito que não tem como visualizar a linha de energia.
Bom, parece que as obras do aeroporto não passaram de meros gastos equivocados do dinheiro público, nosso dinheiro, pois se a situação continuar da forma que está lá, teremos queimado 9,5 milhões de reais, pois logo, logo estará sendo impossibilitado o pouso de aviões e nós, como parece ser a nossa sina, teremos que usar o aeroporto de Campos Belos.
Ao terminarmos essa postagem gostaríamos de deixar o blog a disposição de qualquer pessoa ou órgão para responder as questões que aqui foram abordadas, principalmente nos dando respostas a respeito do descaso para com o bem público.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO.

EROSÃO NA BEIRA DA PISTA DE POUSO. 
CRATERAS DENTRO DO AEROPORTO.

CERCA DESTRUÍDA PELA AÇÃO DA CHUVA.

CERCA DESTRUÍDA PELA AÇÃO DA CHUVA.

CRATERAS DENTRO DO AEROPORTO.

CRATERAS DENTRO DO AEROPORTO.

LINHA DE ENERGIA DENTRO DO AEROPORTO.

LINHA DE ENERGIA DENTRO DO AEROPORTO.

FEZES DE ANIMAIS NA PISTA.

9,5 MILHÕES POR APENAS ISSO?






Um comentário:

  1. Parabéns meu caro Carlos, é triste ver uma obra de tamanha magnitude, uma obra que sonhamos e lutamos por ela, esteja nesta situação, espero que a sua reportagem, chegue aos olhos dos responsáveis e procure corrigir estes erros o mais rápido possível, pois esta obra é muito importante não só para nossa cidade, mas para a região, abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, contribua de forma positiva com nosso blog, comentando os assuntos que você está lendo, pois será assim que vamos conseguir mobilizar-nos em busca de resultados, não para eu, mas para nós, ainda que de forma anônimo estará contribuindo com a nossa sociedade.