SÓ O SENHOR É DEUS!

Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

A mão de Deus

A mão de Deus
Aconteceu em Portugual.

terça-feira, 18 de março de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

A UFT vem se constituindo em uma ilha de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins. Esta realidade se transforma a partir da dedicação e trabalho competente de docentes, técnicos e estudantes. Deste modo, apesar dos percalços da educação brasileira, a pós-graduação stricto sensu nas IFES  constitui-se em um fator de evolução com paralelo em poucos países.
Da implantação aos dias de hoje, a UFT expandiu a oferta de vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu na ordem de dez vezes mais do contingente inicial. Uma oportunidade que trouxe contíguo a este crescimento vegetativo a expansão da pesquisa. Por sua vez, provocou o incremento na instalação da estrutura física e das instalações laboratoriais. Enfim, a instalação de uma dinâmica acadêmica e intelectual pautada pelo desenvolvimento humano das populações locais e regionais.
A UFT já implementou mais de 60 (sessenta) cursos de pós-graduação Lato Sensu, considerando os aprovados e os em desenvolvimento. Na atualidade existem 43 (quarenta e três)  cursos em vigor. Esta é uma demonstração direta da oferta de atividades demandadas pela sociedade e pelo mercado profissional. Ao mesmo tempo que são atividades de pós-graduação lato sensu prestam-se como extensão do ensino acadêmico. Ademais, é uma ação motivadora para pessoas com interesse em participar futuramente da pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado). FONTE: http://ww1.uft.edu.br/index.php/ensino/pos-graduacao
Dentre esses curso que estão sendo ofertados pela instituição estão os Cursos de Pós-graduação em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, que tiveram sua aula inaugural para as ofertas condicionadas a polo de Arraias no dia 13/03/2014, onde foi feita uma explanação geral sobre o programa de pós a distância, bem como a intencionalidade da Universidade Federal do Tocantins ao oferecer os cursos, ou seja, o objetivo a ser alcançado. Nesta aula todos os alunos matriculados foram obrigados a comparecer, já que se tratava da primeira aula, aí se vê o quanto as pessoas estão buscando mais conheciemento, pois apesar do polo ser Arraias, existem pessoas de muitos outros lugares, como Palmas, Araguaina, Brasília, enfim, as oportunidades estão sendo nos dadas e estamos deixando passar. Abro aspas aqui para nossa amiga Sandra, que foi Vereadora, e também a Neidmar, nossa amiga Branca, que são daqui, moram fora, mas não perderam a oportunidade e estão matriculadas. Parabéns meninas.
Durante essa primeira aula, percebeu-se que a intenção da UFT é a de qualificar, isso mesmo, qualificar e não quantificar o conhecimento, por isso o representante da universidade, Prof° Marcleiton Ribeiro, fez questão de dizer que "muitos começam, mas poucos terminam", isso porque para a fisiologia popular, a Educação a Distância é fácil, contudo para o professor, na UFT, as exigências são bem mais do que se imagina.
Esses cursos são voltados para, gestores públicos, principalmente, com o intuito de aprimorar, de certa forma de suas atuações perante seu trabalho, ou seja, o atendimento e o verdadeiro sentido de ser um servidor público, é como se fosse uma reciclagem, contudo as oportunidades são abertas a todos.
Na aula inaugural, acredito que tinha muitos servidores, estaduais e municipais, pessoas que já lidam com a dificultosa organização pública a algum tempo, mas o que não tinhamos eram servidores detentores de cargos políticos, uma pena, mas quem sabe na próxima oportunidade. Oportunidade essa que é impar, visto que muitos chegam a pagar 200, 250 reais, ou mais por um curso de pós, enquanto que a UFT estará oferecendo esses dois cursos de forma gratuita, onde para que isso aconteça, há, ou pelo menos deveria haver, uma cooperação entre os governos Federal, Estadual e Municipal.
As aulas de fato terão início a partir do dia 24/03/2014, onde cada aluno será responsável pela sua própria vida escolar, ou seja, segundo o professor Marcleiton, uma das grandes dificuldades do Ensino a Distância é o fato dele ser frio, não há contato direto com as pessoas que estão envolvidas nos cursos, professores, ténicos e colegas, mas isso não deve ser impecilio para uma boa formação, visto que apesar da distância, o sistema oferece tutores, professores online, e de dois em dois meses as turmas estarão se reunindo para realização de provas práticas.
Ainda segundo o professor, o mais importante e essencial para um bom aproveitamento, inclusive na prática do aluno, é a sua responsabilidade, com o tempo e com as atividades propostas.
O fato e que as oportunidades estão aparecendo, e é preciso ficar esperto e antenado, pois com a expansão universitária, através do Reuni, não será difícil encontrarmos mais e mais ocasiões em que seremos beneficiados tanto na parte do currículo como para  conhecimento propriamente dito. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, contribua de forma positiva com nosso blog, comentando os assuntos que você está lendo, pois será assim que vamos conseguir mobilizar-nos em busca de resultados, não para eu, mas para nós, ainda que de forma anônimo estará contribuindo com a nossa sociedade.