SÓ O SENHOR É DEUS!

Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

A mão de Deus

A mão de Deus
Aconteceu em Portugual.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Movimento Encrespa Tocantins mobiliza cerca de 150 pessoas em Paranã e propõe reflexão sobre identidade.



Com o Slogan, "Crespo é Lindo", o movimento  Encrespa Tocantins com uma caravana de sete componentes do grupo Crespas. TO chegou ao município de Paranã, que fica a 350 km de Palmas no último sábado, 12. O movimento contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre elas, líderes sociais, alunos, professores e representantes das comunidades quilombolas da cidade.
“Muito feliz com vocês aqui na minha cidade, eu fui a primeira a assumir o crespo aqui em Paranã, depois disso minha cunhada também assumiu, fiquei feliz porque tive uma companheira para dar sustento a luta. Amei”, disse Dayane Marra Carlos, que participou do movimento e se tornou integrante do grupo, convidada pelas Crespas.TO
Em parceria com a prefeitura da cidade, o movimento “Encrespa Paranã”, foi composto por várias oficinas que percorreram todo o dia de sábado. Palestras motivacionais, oficinas sobre cabelos crespos, amarrações de turbantes, maquiagens, penteados etc. Segundo Maria José Cotrim, jornalista, coordenadora e idealizadora do Crespas.TO, o movimento surgiu da necessidade de criar uma rede de pessoas para juntas discutirem ações e iniciativas em função de combater o preconceito enraizado com relação ao cabelo crespo. “A sociedade dita que existe o cabelo bom e o cabelo ruim, mas para nós isso não é verdade”, explicou.
A mobilização para a causa começou com a criação de uma página na internet e resultou na realização de um grande evento na capital em fevereiro onde várias adeptas se encontraram para discutir a temática. O Crespas.TO, nada mais é do que a pregação da aceitação natural, movimento sem fins lucrativos que visa o bem estar pessoal sem regras ditadas pela TV, sociedade, familiares, etc., e visa o conscientização com relação ao processo de formação da identidade negra, ensinamentos sobre a parte estética.
“Me sentindo maravilhada e muito feliz, uma experiência que eu nunca tinha sentido em minha vida. Compartilhar experiências de vida e poder ajudar o próximo com o pouquinho que sei, é simplesmente gratificante. Foi simplesmente maravilhoso!”, afirmou Daiane Luíza Biazzotto, integrante do movimento.
Para Ohanna Patiele, também integrante do Crespas.TO, o movimento restaura a autoestima das meninas. “Me perguntaram porque estamos estimulando o crespo...Mais do que o cabelo, estamos restaurando a autoestima de um povo que aprendeu que tem algo ruim na cabeça e que não sabia como ser bonito por causa disso. Ver meninas e mulheres sedentas por isso, desabrochando durante o dia e nos tratando com tanto carinho tornou nosso dia em Paranã inesquecível. Foi muito amor!”, disse.
Integram o Movimento a jornalista Maria Antônia Perdigão, Nayara Rodrigues, Ohanna Patiele,  Daiane Luiza, Joanna de Cassia, Rafaela Alves e Saly dos Reis. 

Um comentário:

  1. Realmente nós precisamos nos identificar com a nossa raça, seja ela qual for, e a melhor maneira de fazer isso é procurar defende-la e ter orgulho de nossas origens, afinal é de onde viemos que demonstra quem nós somos.

    ResponderExcluir

Por favor, contribua de forma positiva com nosso blog, comentando os assuntos que você está lendo, pois será assim que vamos conseguir mobilizar-nos em busca de resultados, não para eu, mas para nós, ainda que de forma anônimo estará contribuindo com a nossa sociedade.